Educação – NEWSLETTER 08

Férias da Páscoa – OFICINA DAS EMOÇÕES

Na Oficina das emoções as crianças têm a oportunidade de brincar e ao mesmo tempo construir conhecimentos de si mesmas, dos outros e do mundo, em busca de uma maior consciência e liberdade. Serão utilizadas técnicas do jogo teatral e de atenção plena.
PARA QUEM
Grupo de crianças dos 5-7 anos (min. 5 – max. 10)
Grupo de crianças dos 8-12 anos (min. 5 – max. 10)
DURAÇÃO E VALOR
26 a 29 de Março das 09h30-12h30 OU 14h-17h.  |  35 euros
03 a 06 de Abril das 09h30-12h30 OU 14h-17h      |  35 euros
Nos 8 dias das 09h30-12h30 OU 14h-17h              |  55 euros
LOCAL
MaisPessoa, Praça 1º de Maio, 107, 1.º andar, Viana do Castelo
INSCRIÇÕES EM
maispessoa@gmail.com || 96 7233552 ou 258 834408
POR:
psicóloga Zulima Maciel
psicóloga/atriz Vânia Ribeiro

Mindfulness ou Atenção Plena com crianças

Mindfulness ou meditação de atenção plena não é uma técnica, mas uma maneira de existir. Uma maneira de ser que em essência busca estar em sintonia com a própria experiência do momento presente, com clareza, aceitação e serenidade. É algo de que necessitamos no mundo conturbado em que vivemos e que merece ser levado às novas gerações (cit. Jon Kabat Zin)
A prática de Mindfulness (ou Atenção Plena) nos ambientes educacionais tem se tornado cada vez mais frequente em todo o mundo. Já são conhecidos alguns benefícios desta prática, nomeadamente no aumento do foco atencional, na regulação emocional e ao nível do relacionamento interpessoal.

Faz sentido então percebermos o que é afinal Mindfulness, como atua e como gera resultados tão positivos nas pessoas.
Mindfulness é uma palavra da língua inglesa que não tem um equivalente exato em português. O adjetivo mindful refere-se a quem está atento ou consciente de alguma coisa, e mindfulness seria assim o estado de estar atento, de estar consciente. Em termos práticos, mindfulness tem sido definida como a consciência do momento presente, quando fixamos nele nossa atenção voluntária, suspendendo qualquer julgamento sobre o que aparece em nosso fluxo de consciência e deixando fluir as experiências ao longo do tempo.
As práticas de Mindfulness são um tipo de meditação. O termo “meditação” designa um grupo de técnicas utilizadas para treinar a atenção, com o intuito de cultivar vários estados mentais positivos. Pesquisas científicas recentes têm demonstrado que o treino regular da prática de Mindfulness produz modificações na estrutura e no funcionamento do cérebro que podem trazer benefícios para os indivíduos e também para o ambiente social.

Alterações cerebrais nos praticantes de meditação

Quando se pratica Mindfulness, o objecto principal da nossa atenção é a respiração. A atenção mantida na respiração traz o fluxo da consciência para o momento presente e dificulta a divagação mental, essa tendência natural que tem a nossa mente de se dispersar.
Técnicas usadas em neurociência, como a ressonância magnética funcional, têm mostrado que várias estruturas cerebrais são modificadas pela prática da meditação. Por exemplo, a Amígdala, uma estrutura cerebral que pertence ao Sistema Límbico e que é responsável pelas emoções como o stress, a ansiedade e o medo, diminui consideravelmente de tamanho, enquanto a Insula, uma estrutura cerebral responsável pela empatia, compaixão e amabilidade, aumenta de tamanho. Em outras palavras, o cérebro que medita se torna diferente na sua maneira de interagir com os estímulos, sejam eles internos ou ambientais.
A prática de Mindfulness envolve treinar a atenção voluntária. Este esforço em focar a atenção promove modificações nos circuitos cerebrais (maior produção de neurotransmissores), o que aumenta a habilidade de permanecer consciente do momento presente e diminui a distração. O efeito benéfico da prática de Mindfulness sobre a atenção pode ser observado já com poucos dias de prática meditativa. Como resultado, ocorre também aperfeiçoamento da memória operacional, o que pode levar, por exemplo, à melhoria do desempenho escolar.

Benefícios da prática de Mindfulness

Para além dos benefícios da meditação ao nível dos processos cognitivos da atenção e da memória, e por conseguinte, ao nível da aprendizagem, destacam-se outros, tais como:
  • Diminuição da impulsividade: a meditação inibe a atividade da amígdala cerebral e aumenta o controlo do córtex pré-frontal, conduzindo a uma regulação consciente das emoções e a respostas mais ajustadas face a estímulos geradores de stress.
  • Aumento da autoestima: as pessoas que meditam, ao observarem o seu fluxo de consciência, notam que os conteúdos que passam pela mente – pensamentos, sentimentos e emoções – são transitórios e estão em permanente mudança e que não há necessidade de se sentir preso a eles. Simplesmente os deixam passar pela sua mente, sem julgamento e com compaixão e gentileza. Isto conduz a uma representação mais positiva do eu e a uma aceitação de si mesmo, aumentando o bem-estar.
  • Aumento da auto-regulação: estudos revelam que esta habilidade tem uma alta correlação com o desempenho escolar, a manutenção da saúde e a boa escolha profissional e uma correlação negativa com problemas com o uso de drogas ou transgressões legais.
  • Aumento das competências sócioemocionais: competências como a autogestão, a autoconsciência, a consciência social, as habilidades relacionais e as tomadas de decisão conscientes são estimuladas pela prática de Mindfulness.
Quanto à prática de atenção plena com as crianças, já existem muitas atividades especiais que levam em conta as diferentes faixas etárias. Assim, são contempladas as diferentes fases do desenvolvimento e não se exige, por exemplo, que as mais jovens tenham de permanecer imóveis ou concentrar-se na respiração por longo tempo, o que, naturalmente, é difícil para elas. O importante é fazer com que elas aprendam a dirigir a sua atenção e a ignorar distrações. Que aprendam a observar o próprio corpo, suas sensações e emoções e sejam capazes de lidar com elas com clareza. Aprendem a viver em grupo, em equilíbrio com outras pessoas e com o ambiente.
Quem pratica Mindfulness adquire a habilidade de viver no “agora”.
Vive em plenitude, em atenção plena e em felicidade (cit. Mikaela Ovén)

Zulima Maciel
Psicóloga, especialista em psicologia clínica e da saúde

Bibliografia:

Atenção Plena-Mindfulness: Como encontrar a paz em um mundo frenético, de Ivo Korytowski e J. Mark G. Williams
Mindfulness Atenção Plena, de Mark Williams e Danny Penman
Viver a catástrofe total, de Jon Kabat-Zinn
Educar com Mindfulness, de Mikaela Ovén
Sentados e Atentos: Mindfulness, de Paloma Sainz
Aqui e Agora: Mindfulness, de Vasco Gaspar
Criar a verdadeira paz, de Thich Nhat Hahn

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