+ Educação/Formação

Apoio a pais e professores de forma a fornecer informações técnicas, a promover competências e/ou a desenvolver um plano de intervenção que contribua para lidar de forma positiva com problemáticas específicas.
Concepção e desenvolvimento de acções de formação por técnicos especializados nas áreas da Psicologia, da Educação, tendo como públicos-alvo pais, professores, outros agentes educativos e psicólogos.

As acções de formação podem ser desenvolvidas tendo por base um pedido particular, respondendo a necessidades específicas. Têm uma componente teórico-prática.

Algumas das áreas de formação:

- Desenvolvimento da criança;
- O sono da criança;
- Bullying na escola;
- Desenvolvimento Vocacional;
- Métodos e técnicas de estudo;
- Perturbações de leitura e escrita;
- Pré-requisitos para as aprendizagens escolares;
- Parentalidade positiva e práticas educativas parentais;
- Hiperactividade e Défice de Atenção;
- Gestão de Sala de Aula

Sessões AME EM FAMÍLIA
1 sábado por mês das 10h-11h20

16 Novembro: MEDO E CONFIANÇA (Vânia Ribeiro)
14 Dezembro: RAIVA E A CALMA (Vânia Ribeiro)
11 Janeiro: EGOISMO E EMPATIA (Vânia Ribeiro
08 Fevereiro: TRISTEZA E ALEGRIA (Vânia Ribeiro)

Sessões AME para crianças dos 5 aos 7 anos
Sábados (quinzenal) 10h-11h

09 Novembro: JOGOS DE ATENÇÃO AO QUE VEJO (Emília Amorim)
23 Novembro: JOGOS DE ATENÇÃO AO QUE OUÇO (Lia Cancela)
07 Dezembro: JOGOS DE ATENÇÃO AO MOVIMENTO DO CORPO (Vânia Ribeiro)

Sessões AME para crianças dos 8 aos 12 anos
6.ª (quinzenal) 18h-19h

15 Novembro: JOGOS DE ATENÇÃO AO QUE VEJO (Emília Amorim)
29 Novembro: JOGOS DE ATENÇÃO AO QUE OUÇO (Lia Cancela)
13 Dezembro: JOGOS DE ATENÇÃO AO MOVIMENTO DO CORPO (Vânia Ribeiro)

Como:
Jogos, histórias, exercícios de visualização/meditação, de respiração e movimento, e de atenção e imaginação serão os meios para promover a inteligência emocional e relacional, a capacidade de escolher o foco de atenção e praticar formas de acalmar através dos sentidos.

Objetivos:
- treinar a capacidade de repousar a atenção
- identificar e reconhecer emoções
- observar pensamentos, comportamentos e sensações corporais associados às emoções
- promover e treinar estratégias para se relacionar com emoções como a raiva, medo/ansiedade, tristeza
- treinar estratégias para aumentar calma, alegria, confiança e empatia, no sentido do equilíbrio emocional
- diminuir a impulsividade e agressividade
- melhorar as relações com os outros e o espirito colaborativo
- promover a curiosidade, criatividade e espirito aberto e livre