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Avaliação e Intervenção Psicológica em crianças, jovens e adultos nas áreas emocional, interpessoal, comportamental, desenvolvimental, cognitiva e escolar.
A partir da interpretação dos resultados da avaliação psicológica e caso se considere a pertinência de uma intervenção psicológica são definidos os objectivos e estratégias terapêuticas tendo em conta a problemática existente.
  • Áreas de Intervenção:Perturbações do Neurodesenvolvimento: Inacapacidade Intelectual; Atraso de Desenvolvimento; Perturbação do Espectro do Autismo; Perturbação de Hiperatividade/Défice da Atenção; Perturbação da Aprendizagem Específica (Dislexia, Disgrafia, Discalculia)
  • Perturbações Depressivas e Bipolares
  • Perturbações de Ansiedade (ex. Fobia Específica; Fobia Social; Ansiedade de Separação; Ataque de Pânico)
  • Perturbações Obsessivo-Compulsivas
  • Perturbações do Comportamento
  • Perturbações relacionadas com Trauma e Stress
  • Situações de Luto, Divórcio
  • Problemas de Eliminação (ex. Enurese; Encoprese);
  • Perturbações da Alimentação (ex. Anorexia; Bulimia)
  • Perturbações Sono-Vigília (Insónia, Hipersonolência, Pesadelos)
  • Disfunções Sexuais
Avaliação para Entrada Precoce na Escolaridade
Avaliação psicológica por técnico certificado pela DREN para fundamentar a solicitação da entrada na escolaridade básica de crianças que não completem os 6 anos até ao final do mês de Dezembro. A avaliação incide nas áreas desenvolvimental, cognitiva, de pré-requisitos para a aprendizagem escolar, maturidade emocional, comportamental e social.
Após a avaliação é realizado um relatório final com os resultados da avaliação e o parecer e decisão técnica.

Desenvolvimento Vocacional
Apoio no processo de construção do projecto escolar e profissional e na tomada de decisão vocacional através da exploração dos interesses, aptidões e valores, das ofertas formativas, situação do mercado de trabalho e características próprias de cada profissão. A análise integrada dos resultados desta exploração permitirá delinear uma decisão vocacional o mais informada possível. Nota: As sessões podem ser realizadas individualmente ou em pequenos grupos.
Maria Emília Moreira Amorim
Especialista avançada em Neuropsicologia; Intervenção Precoce; e Necessidades Educativas Especiais pela OPP.
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Educação pela OPP.
Dupla Pós –Graduação em Neuropsicologia Clínica & Intervenção Neuropsicológica, ministrada pelo Instituto Português de Psicologia – Escola de Formação Avançada, Porto.
Pós – Graduada em Terapias Narrativas, pelo UCAE – Colégio de Altos Estudos Superiores, Porto.
Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Licenciada em Psicologia da Educação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Formada em Educação de Infância, pela escola Normal de Educadores de Infância (E.N.E.I.) de Viana do Castelo.

João Gil Palhares Martins
Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho.
Pós-graduação em Psicologia do Tráfego Rodoviário, pelo Instituto de Investigação e Formação Rodoviária.
Licenciado em Ciência Psicológica, pela Universidade do Minho.

Vânia Amorim Ribeiro
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela OPP.
Mestre em Práticas Cénicas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Formada em Hipnose Clínica e Hipnoterapia pela Hypnos Portugal, Lisboa.
Licenciada em Teatro –ramos actores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema, Lisboa.
Licenciada em Psicologia, área de pré-especialização em Psicologia Escolar e da Educação, pela Universidade do Minho.

A Neuropsicologia é uma especialidade pertencente ao campo das neurociências que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano.
Avaliação Neuropsicológica utiliza um conjunto de instrumentos (testes, baterias, escalas) para avaliação das funções cognitivas, permitindo a análise detalhada da relação entre o comportamento da pessoa e o funcionamento do seu cérebro. Tem como objetivo analisar os aspetos funcionais do cérebro inferidos a partir do comportamento cognitivo, sensorial, motor, emocional e social, investigando assim as funções cognitivas preservadas e as deficitárias.
O que se avalia? A inteligência geral, a velocidade de processamento, a orientação espacial e temporal, a atenção, a perceção, a memória, a linguagem, as habilidades visuo-construtivas e visuo-espaciais, as funções motoras e funções executivas (flexibilidade mental, raciocínio,  tomada de decisões, planeamento e resolução de problemas).
O Serviço de Neuropsicologia desenvolve programas de:
Estimulação Neuropsicológica:
Processo que se operacionaliza através da estimulação das funções cognitivas (atenção; orientação, memória, linguagem, planeamento, resolução de problemas, …) de modo a melhorar ou potenciar o desempenho das capacidades.
Reabilitação Neuropsicológica:
Este processo de reabilitação é implementado quando se identificam défices cognitivos que se devem a alterações ao nível da atenção, de memória, de linguagem, das funções executivas, de velocidade de processamento, entre outros. Proporciona-se a estimulação de áreas cerebrais menos desenvolvidas de modo a otimizar a sua funcionalidade e adaptação.
A quem se destinam?
A crianças, jovens, adultos e seniores com diferentes necessidades e problemáticas:

Crianças e Jovens
  • Perturbações do Neurodesenvolvimento:
    • Perturbações da Aprendizagem Especifica: Dislexia; Disortografia; Discalculia
    • Atrasos de desenvolvimento
    • Perturbação do Desenvolvimento intelectual
    • Perturbação de Hiperatividade/ Défice de atenção
    • Perturbação da Linguagem
    • Perturbação do Espetro do Autismo
  • Nascimentos prematuros
  • Síndromes Genéticos
  • Doenças Neurológicas
  • Paralisia Cerebral
  • Distúrbios de Comportamento
  • Traumatismos Cranioencefálicos
  • Acidentes Vasculares Cerebrais
Adultos/seniores
  • Queixas de memória, orientação, linguagem entre outros
  • Traumatismos Cranioencefálicos
  • Acidentes Vasculares Cerebrais
  • Deterioração Cognitiva Leve
  • Demências
  • Doenças de Alzheimer, Parkinson e outras doenças degenerativas
  • Alterações Comportamentais e/ou Psiquiátricas
  • Síndromes Genéticos
Outras doenças Neurológicas
Maria Emília Moreira Amorim
Especialista avançada em Neuropsicologia; Intervenção Precoce; e Necessidades Educativas Especiais pela OPP.
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Educação pela OPP.
Dupla Pós –Graduação em Neuropsicologia Clínica & Intervenção Neuropsicológica, ministrada pelo Instituto Português de Psicologia – Escola de Formação Avançada, Porto.
Pós – Graduada em Terapias Narrativas, pelo UCAE – Colégio de Altos Estudos Superiores, Porto.
Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Licenciada em Psicologia da Educação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Formada em Educação de Infância, pela escola Normal de Educadores de Infância (E.N.E.I.) de Viana do Castelo.
A hipnose clínica recorre a estados caracterizados por uma concentração e relaxamento mais profundos. Utiliza técnicas de meditação, visualização ou imagética adaptáveis à problemática e objetivos da pessoa. Aplicada por psicólogas, esta não é uma técnica mágica, fornece sim um conjunto de recursos que mobilizam o mundo interior em favor das mudanças pretendidas. Áreas de Intervenção:
  • Perturbações de Ansiedade (ex. Fobia Específica; Fobia Social; Ansiedade    de Separação; Ataque de Pânico)
  • Perturbação de Hiperatividade/ Défice de atenção
  • Treino de assertividade
  • Perturbações Sono-Vigília (Insónia, Hipersonolência, Pesadelos)
  • Enurese
  • Controlo de peso
  • Tabagismo
  • Controlo da Dor
  • Problemas dermatológicos: eczema, psoríase
  • Disfunções psico-sexuais
  • Visualização criativa: sistema imunitário, metabolismo, funcionamento cardíaco…

Vânia Amorim Ribeiro
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela OPP.
Mestre em Práticas Cénicas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Formada em Hipnose Clínica e Hipnoterapia pela Hypnos Portugal, Lisboa.
Licenciada em Teatro –ramos actores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema, Lisboa.
Licenciada em Psicologia, área de pré-especialização em Psicologia Escolar e da Educação, pela Universidade do Minho.
EMDR - Dessensibilização e Reprocessamento através dos Movimentos Oculares

EMDR é uma abordagem psicoterapêutica reconhecida e recomendada a nível internacional pela Organização Mundial da Saúde, pela American Psichiatry Association e pela European Society for Traumatic Stress Studies.

É uma abordagem terapêutica amplamente pesquisada e com resultados comprovados para o tratamento de:
  • trauma psicológico
  • transtorno de stress pós-traumático
  • depressão
  • perturbações de ansiedade, ataques de pânico
  • fobias
  • disfunções sexuais
  • transtornos psicossomáticos
  • distúrbios alimentares
  • dores crônicas
  • resolução de problemas e tomada de decisão
  • estratégias de coaching, aprimorar o desempenho
Como funciona: Na terapia EMDR emprega-se um protocolo específico dividido em 8 fases que visa a focalização dos diversos componentes da memória ou memórias traumáticas. A estimulação bilateral alternada (movimentos oculares rápidos dos olhos à semelhança do sono REM), auxilia a dessensibilizar e integrar rapidamente a memória perturbadora, libertando-a da carga emocional negativa. Esse resultado permite uma nova visualização do problema (reprocessamento), decorrente da reativação das regiões cognitivas da pessoa. O objetivo é que os efeitos debilitantes das memórias perturbadoras sejam reduzidos a cada sessão.

Depois do estabelecimento da relação terapêutica e definição das memórias a serem reprocessadas, o paciente será orientado a se concentrar num evento específico – uma imagem, crença e sentimento corporal relacionados a esse evento, e depois a uma crença positiva que indicaria que os problemas foram resolvidos. Enquanto se concentra no evento perturbador, o terapeuta inicia conjuntos de movimentos com os dedos (estimulação bilateral). O paciente será orientado a perceber o que vem à mente após cada estimulação. Podem sofrer mudanças na percepção ou alterações nas imagens, sentimentos ou crenças em relação ao evento. O paciente tem controle total para interromper o terapeuta a qualquer momento, se necessário. Os conjuntos de movimentos oculares são repetidos até que o evento se torne menos perturbador.
Maria Emília Moreira Amorim
Formada em EMDR-Dessensibilização e Reprocessamento através dos Movimentos Oculares, pela Associação EMDR – Portugal, acreditada pela OPP.
Especialista avançada em Neuropsicologia; Intervenção Precoce; e Necessidades Educativas Especiais pela OPP.
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Educação pela OPP.
Dupla Pós –Graduação em Neuropsicologia Clínica & Intervenção Neuropsicológica, ministrada pelo Instituto Português de Psicologia – Escola de Formação Avançada, Porto.
Pós – Graduada em Terapias Narrativas, pelo UCAE – Colégio de Altos Estudos Superiores, Porto.
Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Licenciada em Psicologia da Educação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Formada em Educação de Infância, pela escola Normal de Educadores de Infância (E.N.E.I.) de Viana do Castelo.

Vânia Amorim Ribeiro
Formada em EMDR- Dessensibilização e Reprocessamento através dos Movimentos Oculares, pela Associação EMDR – Portugal, acreditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela OPP.
Mestre em Práticas Cénicas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Formada em Hipnose Clínica e Hipnoterapia pela Hypnos Portugal, Lisboa.
Licenciada em Teatro –ramos actores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema, Lisboa.
Licenciada em Psicologia, área de pré-especialização em Psicologia Escolar e da Educação, pela Universidade do Minho.