+ Psicologia

Avaliação e Intervenção Psicológica em crianças, jovens e adultos nas áreas emocional, interpessoal, comportamental, desenvolvimental, cognitiva e escolar.
A partir da interpretação dos resultados da avaliação psicológica e caso se considere a pertinência de uma intervenção psicológica são definidos os objectivos e estratégias terapêuticas tendo em conta a problemática existente.
  • Áreas de Intervenção:Perturbações do Neurodesenvolvimento: Inacapacidade Intelectual; Atraso de Desenvolvimento; Perturbação do Espectro do Autismo; Perturbação de Hiperatividade/Défice da Atenção; Perturbação da Aprendizagem Específica (Dislexia, Disgrafia, Discalculia)
  • Perturbações Depressivas e Bipolares
  • Perturbações de Ansiedade (ex. Fobia Específica; Fobia Social; Ansiedade de Separação; Ataque de Pânico)
  • Perturbações Obsessivo-Compulsivas
  • Perturbações do Comportamento
  • Perturbações relacionadas com Trauma e Stress
  • Situações de Luto, Divórcio
  • Problemas de Eliminação (ex. Enurese; Encoprese);
  • Perturbações da Alimentação (ex. Anorexia; Bulimia)
  • Perturbações Sono-Vigília (Insónia, Hipersonolência, Pesadelos)
  • Disfunções Sexuais
Avaliação para Entrada Precoce na Escolaridade
Avaliação psicológica por técnico certificado pela DREN para fundamentar a solicitação da entrada na escolaridade básica de crianças que não completem os 6 anos até ao final do mês de Dezembro. A avaliação incide nas áreas desenvolvimental, cognitiva, de pré-requisitos para a aprendizagem escolar, maturidade emocional, comportamental e social.
Após a avaliação é realizado um relatório final com os resultados da avaliação e o parecer e decisão técnica.

Desenvolvimento Vocacional
Apoio no processo de construção do projecto escolar e profissional e na tomada de decisão vocacional através da exploração dos interesses, aptidões e valores, das ofertas formativas, situação do mercado de trabalho e características próprias de cada profissão. A análise integrada dos resultados desta exploração permitirá delinear uma decisão vocacional o mais informada possível. Nota: As sessões podem ser realizadas individualmente ou em pequenos grupos.
Catarina Andreia Campos Costa
Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade Fernando Pessoa.
Licenciada em Psicologia pela Universidade Fernando Pessoa.

Maria Emília Moreira Amorim
Dupla Pós –Graduação em Neuropsicologia Clínica & Intervenção Neuropsicológica, ministrada pelo Instituto Português de Psicologia – Escola de Formação Avançada, Porto.
Pós – Graduada em Terapias Narrativas, pelo UCAE – Colégio de Altos Estudos Superiores, Porto.
Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Licenciada em Psicologia da Educação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Formada em Educação de Infância, pela escola Normal de Educadores de Infância (E.N.E.I.) de Viana do Castelo.
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Educação pela OPP;
Especialista avançada em Intervenção Precoce, Necessidades Educativas Especiais e Neuropsicologia (a aguardar aprovação) pela OPP

João Gil Palhares Martins
Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho.
Pós-graduação em Psicologia do Tráfego Rodoviário, pelo Instituto de Investigação e Formação Rodoviária.
Licenciado em Ciência Psicológica, pela Universidade do Minho.

Vânia Amorim Ribeiro
Mestre em Práticas Cénicas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Formada em Hipnose Clínica e Hipnoterapia pela Hypnos Portugal, Lisboa.
Licenciada em Teatro –ramos actores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema, Lisboa.
Licenciada em Psicologia, área de pré-especialização em Psicologia Escolar e da Educação, pela Universidade do Minho.
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela OPP.

Zulima Eugénia Rodrigues Maciel
Mestre em Psicologia Clínica, pela Universidade do Minho.
Licenciada em Psicologia, área de pré-especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Universidade do Minho.
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela OPP.
A Neuropsicologia é uma especialidade pertencente ao campo das neurociências que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano.
Avaliação Neuropsicológica utiliza um conjunto de instrumentos (testes, baterias, escalas) para avaliação das funções cognitivas, permitindo a análise detalhada da relação entre o comportamento da pessoa e o funcionamento do seu cérebro. Tem como objetivo analisar os aspetos funcionais do cérebro inferidos a partir do comportamento cognitivo, sensorial, motor, emocional e social, investigando assim as funções cognitivas preservadas e as deficitárias.
O que se avalia? A inteligência geral, a velocidade de processamento, a orientação espacial e temporal, a atenção, a perceção, a memória, a linguagem, as habilidades visuo-construtivas e visuo-espaciais, as funções motoras e funções executivas (flexibilidade mental, raciocínio,  tomada de decisões, planeamento e resolução de problemas).
O Serviço de Neuropsicologia desenvolve programas de:
Estimulação Neuropsicológica:
Processo que se operacionaliza através da estimulação das funções cognitivas (atenção; orientação, memória, linguagem, planeamento, resolução de problemas, …) de modo a melhorar ou potenciar o desempenho das capacidades.
Reabilitação Neuropsicológica:
Este processo de reabilitação é implementado quando se identificam défices cognitivos que se devem a alterações ao nível da atenção, de memória, de linguagem, das funções executivas, de velocidade de processamento, entre outros. Proporciona-se a estimulação de áreas cerebrais menos desenvolvidas de modo a otimizar a sua funcionalidade e adaptação.
A quem se destinam?
A crianças, jovens, adultos e seniores com diferentes necessidades e problemáticas:

Crianças e Jovens
  • Perturbações do Neurodesenvolvimento:
    • Perturbações da Aprendizagem Especifica: Dislexia; Disortografia; Discalculia
    • Atrasos de desenvolvimento
    • Perturbação do Desenvolvimento intelectual
    • Perturbação de Hiperatividade/ Défice de atenção
    • Perturbação da Linguagem
    • Perturbação do Espetro do Autismo
  • Nascimentos prematuros
  • Síndromes Genéticos
  • Doenças Neurológicas
  • Paralisia Cerebral
  • Distúrbios de Comportamento
  • Traumatismos Cranioencefálicos
  • Acidentes Vasculares Cerebrais
Adultos/seniores
  • Queixas de memória, orientação, linguagem entre outros
  • Traumatismos Cranioencefálicos
  • Acidentes Vasculares Cerebrais
  • Deterioração Cognitiva Leve
  • Demências
  • Doenças de Alzheimer, Parkinson e outras doenças degenerativas
  • Alterações Comportamentais e/ou Psiquiátricas
  • Síndromes Genéticos
Outras doenças Neurológicas
Maria Emília Moreira Amorim
Dupla Pós –Graduação em Neuropsicologia Clínica & Intervenção Neuropsicológica, ministrada pelo Instituto Português de Psicologia – Escola de Formação Avançada, Porto.
Pós – Graduada em Terapias Narrativas, pelo UCAE – Colégio de Altos Estudos Superiores, Porto.
Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Licenciada em Psicologia da Educação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Formada em Educação de Infância, pela escola Normal de Educadores de Infância (E.N.E.I.) de Viana do Castelo.
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Educação pela OPP;
Especialista avançada em Intervenção Precoce, Necessidades Educativas Especiais e Neuropsicologia (a aguardar aprovação) pela OPP
A hipnose clínica recorre a estados caracterizados por uma concentração e relaxamento mais profundos. Utiliza técnicas de meditação, visualização ou imagética adaptáveis à problemática e objetivos da pessoa. Aplicada por psicólogas, esta não é uma técnica mágica, fornece sim um conjunto de recursos que mobilizam o mundo interior em favor das mudanças pretendidas. Áreas de Intervenção:
  • Perturbações de Ansiedade (ex. Fobia Específica; Fobia Social; Ansiedade    de Separação; Ataque de Pânico)
  • Perturbação de Hiperatividade/ Défice de atenção
  • Treino de assertividade
  • Perturbações Sono-Vigília (Insónia, Hipersonolência, Pesadelos)
  • Enurese
  • Controlo de peso
  • Tabagismo
  • Controlo da Dor
  • Problemas dermatológicos: eczema, psoríase
  • Disfunções psico-sexuais
  • Visualização criativa: sistema imunitário, metabolismo, funcionamento cardíaco…

Catarina Sá
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
Pós-Graduada em Psicopatologia da Criança e do Adolescente
Formada em Hipnose Clínica e Hipnoterapia pela Hypnos Portugal, Lisboa
Licenciada em Psicologia;• Formadora na área da Psicologia
Instrutora de relaxamento e meditação para crianças e jovens.

Vânia Amorim Ribeiro
Mestre em Práticas Cénicas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Formada em Hipnose Clínica e Hipnoterapia pela Hypnos Portugal, Lisboa.
Licenciada em Teatro –ramos actores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema, Lisboa.
Licenciada em Psicologia, área de pré-especialização em Psicologia Escolar e da Educação, pela Universidade do Minho.
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela OPP.