As áreas de atuação da terapia da fala são:
- Atraso no Desenvolvimento da Linguagem;
- Perturbação da Linguagem
- Perturbação Específica do Desenvolvimento da Linguagem;
- Perturbações da Aprendizagem Específica (Leitura; Escrita)
- Perturbação da Comunicação;
- Perturbações dos Sons da Fala;
- Problemas de Motricidade Oro-Facial (sucção, mastigação, respiração e fala);
- Disfluência (Gaguez);
- Disartria;
- Afasia;
- Disfonia (Perturbações da Voz) e Educação/Higiene Vocal;
- Deficiência Auditiva.
O Terapeuta Ocupacional:
- avalia e intervém nas funções sensoriais, percetivas, motoras, comportamentais e sociais da criança bem como nos fatores ambientais que influenciam o seu desempenho e autonomia;
- envolve a criança e família num plano de intervenção individualizado
No MaisPessoa esta valência conta com técnicos especializados em Integração Sensorial e uma sala totalmente equipada com materiais atrativos, lúdicos e específicos.
A Integração Sensorial é um processo pelo qual o cérebro organiza as informações que advêm dos nossos sentidos (visual, auditivo, olfativo, gustativo, tátil, vestibular e propriocetivo) na relação com o ambiente, de modo a dar uma resposta adaptativa. Uma falha neste processo pode conduzir a problemas na aprendizagem, desenvolvimento e comportamento.
- Possíveis sinais de disfunção:
- Alterações neuromotoras (paralisia cerebral, lesões medulares, entre outras)
- Alterações neuromusculares
- Alterações ortopédicas (lesão do plexo braquial, agenesia/amputação de membro)
- Alterações genéticas (síndromes)
- Alterações sensoriais (Hiper-reacção ou hipo-reacção à estimulação sensorial: toque, movimento, luz e som);
- Atrasos Globais de Desenvolvimento
- Défices cognitivos
- Dificuldades de aprendizagem
- Alterações/Dificuldades na alimentação
- Défices de coordenação oculomotora
- Défices de motricidade global e fina
- Défices de coordenação motora bilateral
- Perturbações do Espectro do Autismo (PEA)
- Perturbações de Hiperatividade/Défice de Atenção
- Avaliação de produtos de apoio
- Adaptações nos diversos contextos em que a criança está inserida.
- Dificuldades de atenção e impulsividade (dificuldade em concentrar-se, perturbar-se com os ruídos, distrair-se com estimulação visual);
– Pouca ou muita sensibilidade ao toque (excessiva aversão ou procura de contacto com materiais ou pessoas, elevada ou pouca sensibilidade à dor);
– Pouca ou muita sensibilidade ao movimento (medo excessivo de alturas, do movimento e de brinquedos de parque; procura em demasia brincadeiras com movimento, gosta de rodopiar e não permanece em atividades sedentárias);
– Pobre coordenação motora e equilíbrio (é pouco eficaz em desportos, cai ou desequilibra-se com frequência);
– Pobre planeamento motor e capacidade para sequenciar tarefas (dificuldade nas tarefas de vestir e/ou despir);
– Problemas na escrita (exerce demasiada ou pouca pressão no lápis, são visíveis alterações na forma das letras e nos espaços entre letras e palavras);
– Alterações no padrão de alimentação (não come alimentos característicos da faixa etária pela textura e/ou consistência dos alimentos);
Áreas de intervenção
Joana Faria Ribeiro