TERAPIA DA FALA – NEWSLETTER 05

TERAPIA DA FALA: Respiradores orais – o que é a terapia miofuncional?

Uma respiração normal é realizada por via nasal uma vez que assim há a proteçãodas vias aéreas superiores pela filtragem, aquecimento e humidificação do ar. A respiração nasal permite o crescimento e desenvolvimento facial de forma adequada, pela correta ação da musculatura (Gallo & Campiotto, 2009).

Quando existe algum impedimento para que a respiração nasal se processe normalmente, verificam-se quadros de respiração oral. A respiração oral pode dever-se a hábitos funcionais, ou por outro lado, pode ser consequência de alterações estruturais. Independentemente da etiologia, a respiração oral causa diversas alterações estruturais e funcionais, com maior ou menor grau de impacto (Gallo & Campiotto, 2009).

De entre essas mesmas alterações destacam-se: o aumento vertical da face, assimetria facial, palato profundo e atrésico, ângulo goníaco aumentado, má oclusão dentária, lábio superior curto e inferior evertido, postura de repouso dos lábios e da língua alterada, hipotonia dos músculos elevadores de mandíbula e de língua, deglutição atípica, alterações posturais, entre outras (Berwig et al., 2010).

A Terapia Miofuncional Orofacial, realizada por Terapeutas da Fala, é um método que pode aumentar a força muscular, podendo restituir a estabilidade morfofuncional * às estruturas orofaciais. A Terapia pode provocar mudanças nos padrões funcionais e assim prevenir desvios no desenvolvimento craniofacial, uma vez que promove uma nova postura das estruturas em repouso e durante as funções, nomeadamente ao nível da mastigação, deglutição, respiração e fala (Gallo & Campiotto, 2009).

* O sistema estomatognático (SE) permite o adequado funcionamento da face, sendo formado por estruturas orais estáticas e dinâmicas, que são comandadas pelo sistema nervoso central. Esse sistema é uma unidade morfofuncional localizada na cavidade oral, que desempenha importantes funções de respiração, sucção, mastigação, deglutição e articulação (Berwig, Silva, Busanello, Almeida, Bolzan, Hennig & Krob, 2010).

 


Clara Lamela

Terapeuta da Fala

Pós-graduada em Intervenção Terapêutica Motora Oral e Facial

(para mais informações visite http://maispessoa.pt)

 

Viana do Castelo

Praça 1ºMaio, 107 – Salas J/K

4900-534 Viana do Castelo

Tel: 258 834 408 – Tlm: 96 7 233 552

Valença

Edificio Ponte Seca – Avenida Miguel Dantas – Sala K

4930 Valença

 

 © MaisPessoa – Centro de Intervenção Psicológica e Desenvolvimento Educacional, Lda 2010
www.maispessoa.pt