TERAPIA DA FALA – NEWSLETTER 03

INTERVENÇÃO PRECOCE NAS ALTERAÇÕES DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

A comunicação e a linguagem constituem ferramentas valiosas que possibilitam à criança alcançar metas significativas ao longo do seu percurso de vida.O desenvolvimento destas competências é um forte indicador do desenvolvimento global da criança e da sua capacidade cognitiva.Antes de surgirem as primeiras palavras é essencial que já tenham sido desenvolvidas competências comunicativas e linguísticas. Para perceber se a criança está a fazer as aquisições dentro do esperado para a sua idade, é importante atender a alguns marcos do desenvolvimento da comunicação, linguagem e fala:

0 – 1 Ano

Estabelece contacto ocular com os interlocutores durante a interação; comunica através do choro, sorriso e balbucio; surgem as primeiras palavras; responde ao nome, reconhece nomes de familiares e alguns objetos da sua rotina; associa objetos à função.

1 – 2 Anos

Diminui o uso de gestos e usa cada vez mais a fala para comunicar; expressa cerca de 30 palavras diferentes; junta 2 elementos na tentativa de formar frases; compreende perguntas; faz jogos de faz-de-conta.

2 –3 Anos

Utiliza frases simples com 3 a 4 palavras; compreende e usa vocabulário mais diversificado; escuta e reconta pequenas histórias.

3 – 4 Anos

Compreende noções mais complexas; reconta histórias cada vez mais longas; utiliza conjunções; brinca com outras crianças de forma mais apropriada.

4 – 6 Anos

Utiliza vocabulário mais elaborado, preciso e abstrato; compreende e utiliza conceitos de tempo e de quantidade; gosta de brincar com sons e palavras.

Vários estudos têm confirmado que a performance linguística da criança constitui um bom preditor do futuro sucesso académico. Contudo, muitas vezes os pais acreditam que a entrada para o 1º ciclo pode ser uma solução para as lacunas apresentadas pelos filhos. Se os défices apresentados durante a idade pré-escolar não forem trabalhados precocemente, poderão repercutir-se em dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita, comprometendo o sucesso escolar.

O objetivo de uma intervenção atempada, antes da entrada para o ensino básico, é preparar o melhor possível a criança, estimulando o seu desenvolvimento linguístico, de forma a potenciar as suas competências académicas e sociais. Crianças mais comunicativas terão uma maior facilidade em participar em interações facilitadoras do seu desenvolvimento.

Através de uma observação atenta dos percursores do desenvolvimento comunicativo e linguístico, existe a possibilidade de se detetarem precocemente défices a estes níveis, possibilitando uma intervenção atempada e mais eficaz, quando as oportunidades de progresso são maiores.

Dada a dificuldade em discriminar as crianças que irão, por si só, superar as dificuldades de linguagem, e aquelas que não, a estratégia mais prudente é intervir sempre que se identifique uma perturbação linguística. Sem uma intervenção individualizada e atempada, estes problemas persistem ao longo da vida e estas crianças apresentarão, provavalemnete, problemas de aprendizagem.

No caso de se identificarem lacunas no desenvolvimento da comunicação e linguagem, é importante o recurso a profissionais especializados na área, como é o caso dos Terapeutas da Fala, que implementem um plano terapêutico ajustado às necessidades da criança e sua família e que forneçam estratégias aos diversos interlocutores, adaptadas aos vários contextos de vida (casa, escola, entre outros).


Sofia Correia

Terapeuta da Fala doutorada em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem

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