A Neuropsicologia é uma especialidade pertencente ao campo das neurociências que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano.
O cérebro, naturalmente, dirige de forma eficaz todas as nossas funções intelectuais, motoras, sensoriais e vegetativas. Tem como função o controle e a supervisão de todas as nossas ações sejam elas de cariz mais automático como os batimentos cardíacos, a respiração ou de cariz mais complexo como a resolução de problemas.
Avaliação Neuropsicológica utiliza um conjunto de instrumentos (testes, baterias, escalas) para avaliação das funções cognitivas, permitindo a análise detalhada da relação entre o comportamento da pessoa e o funcionamento do seu cérebro. Tem como objetivo analisar os aspetos funcionais do cérebro inferidos a partir do comportamento cognitivo, sensorial, motor, emocional e social, investigando assim as funções cognitivas preservadas e as deficitárias.
O que se avalia? A inteligência geral, a velocidade de processamento, a orientação espacial e temporal, a atenção, a perceção, a memória, a linguagem, as habilidades visuo-construtivas e visuo-espaciais, as funções motoras e funções executivas como a flexibilidade mental, o raciocínio, a tomada de decisões, a capacidade de planeamento, a sequenciação e a resolução de problemas
O Serviço de Neuropsicologia desenvolve programas de:
Estimulação Neuropsicológica:
Processo que se operacionaliza através da estimulação das funções cognitivas (atenção; orientação, memória, linguagem, planeamento, resolução de problemas, …) de modo a melhorar ou potenciar o desempenho das capacidades.
Reabilitação Neuropsicológica:
Este processo de reabilitação é implementado quando se identificam défices cognitivos que se devem a alterações ao nível da atenção, de memória, de linguagem, das funções executivas, de velocidade de processamento, entre outros. Proporciona-se a estimulação de áreas cerebrais menos desenvolvidas de modo a otimizar a sua funcionalidade e adaptação.
A quem se destinam?
A crianças, jovens, adultos e seniores com diferentes necessidades e problemáticas:
Crianças e Jovens
- Perturbações do Neurodesenvolvimento:
– Perturbações da Aprendizagem Especifica: Dislexia; Disortografia; Discalculia
– Atrasos de desenvolvimento
– Perturbação do Desenvolvimento intelectual
– Perturbação de Hiperatividade/ Défice de atenção
– Perturbação da Linguagem
– Perturbação do Espetro do Autismo - Nascimentos prematuros
- Síndromes Genéticos
- Doenças Neurológicas
- Paralisia Cerebral
- Distúrbios de Comportamento
- Traumatismos Cranioencefálicos
- Acidentes Vasculares Cerebrais
Adultos/seniores
- Queixas de memória, orientação, linguagem entre outros
- Traumatismos Cranioencefálicos
- Acidentes Vasculares Cerebrais
- Deterioração Cognitiva Leve
- Demências
- Doenças de Alzheimer, Parkinson e outras doenças degenerativas
- Alterações Comportamentais e/ou Psiquiátricas
- Síndromes Genéticos
- Outras doenças Neurológicas
